Mas o que é liderança?
Muito se fala sobre o assunto, porém ainda existem muitas dúvidas. Liderança é algo inato ou é alguma coisa que pode ser aprendida e desenvolvida?
A Professora Sylvia Constant Vergara, da Fundação Getúlio Vargas - RJ, que trabalha bastante com os temas de desenvolvimento gerencial e organizacional, define o conceito como "a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos". Em seu livro "Gestão de Pessoas" (Editora Atlas, 8ª. edição, 2009) apresenta três das teorias mais tradicionais sobre o assunto: a dos traços, a dos estilos e a contingencial.
Teoria dos Traços
Também chamada "Das Características", diz que a liderança se baseia em traços físicos, intelectuais ou sociais. Mas, observando diversos líderes famosos como Bill Gates, Lula e Obama, por exemplo, é possível notar que não há muita semelhança entre suas características, sendo bastante diferentes um do outro. Assim, essa teoria pode ser facilmente refutada.
Teoria dos Estilos Você já deve ter ouvido falar dos tipos de líderes: autocrático ou autoritário, democrático e laissez-faire. A princípio, o que se pensa é que o democrático é com certeza o melhor estilo, entretanto, algumas decisões devem ser tomadas de forma rápida, sem que se possa consultar a todos antes, e cabem, principalmente ao líder, tornando difícil essa forma de liderança.
Teoria Situacional Ou Contingencial. Aponta três fatores indispensáveis para a liderança ocorra: líder, liderados e tarefas. Ou seja, depende da situação, daí vem o nome.
Tendo em vista esses pontos já se pode começar a ter uma visão mais ampliada do que seria liderança, como ela pode ocorrer e de que forma. Mesmo assim, não há um consenso sobre isso. Os estudos perpassam diversos temas, como mostrado acima, às vezes tratando da personalidade do líder, outras abordando o contexto ou o papel do líder. Mesmo com todas as divergências, uma coisa é certa: no ambiente organizacional a figura do líder deve responder às questões que surgem utilizando-se de suas habilidades e competências, que resultam de uma aprendizagem contínua.