Inclusão - Portadores de deficiências
A questão da gestão da diversidade no trabalho é um tema relevante e vem sendo bastante estudado nos últimos anos, mas é um conceito que varia muito, não havendo um consenso. As definções tratam desde questões mais restritas, como discriminação por raça, etnia, gênero, até mais amplas, como aspectos de diferenciação de indivíduos.
Falando de portadores de deficiência, especificamente, existem três dificuldades principais no ambiente de trabalho: a forma como os gestorees veem a deficiência, acessibilidade e infraestrutura e a necessidade de avaliar a satisfação desses funcionários. A discriminação tem muito de sua origem pautada na falta de conhecimento sobre as capacidades das pessoas com deficiência. Por isso existem programas e instituições que ajudam na inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
Porém ações afirmativas e gestão da diversidade são coisas diferentes. As primeiras acontecem muitas vezes por pressão social externa para mudanças que incluam minorias discriminadas, como a lei de cotas. Já a gestão da diversidade abrange todas as diferentes identidades e passa a ser vista como vantagem competitiva para a organização pela possibilidade de serem mais criativas e enriquecerem com diferentes experiências e visões.