Cultura Organizacional: Citibank
- comporganizacional15
- 10 de out. de 2015
- 1 min de leitura
Podemos definir Cultura Organizacional de uma forma bem parecida com a que falamos de cultura de um modo geral: é a partilha de um sistema de valores, símbolos, signifcados, estruturas, entre outros aspectos, dentro de determinado grupo. Nesse caso, o grupo seria a empresa, composta por seus membros, e a cultura criada e compartilhada nasce pela socialização nesse ambiente.
Pode ser considerada a maior vitrine da identidade da organização, pois determina diretrizes e a forma como os funcionários enxergam e se comportam em relação ao próprio negócio. As empresas investem bastante na criação desse universo simbólico porque já se sabe que há uma ligação direta entre a cultura corporativa, motivação dos empregados, nivel de satisfação dos clientes e, consequentemente, um maior lucro nas atividades.
O Citibank, por exemplo, é uma empresa que trabalha bastante esse conceito, tentando manter uma cultura forte e coesa. No Brasil, assim como nos outros países em que está presente, institui alguns programas e iniciativas para consolidar essa imagem: projetos de inclusão, desenvolvimento de pessoas, trabalho remoto e horários flexíveis. Para saber mais sobre as práticas adotadas, clique aqui
Commentaires